Rio Info debate conectividade e inteligência no campo

Pela primeira vez, desde sua edição inicial em 2003, o Rio Info vai abrir espaço para o agro. O tema ‘Conectividade e Inteligência no Campo’ será abordado por instituições como Embrapa, Agrosmart, CEPTIS Agro, Ministério da Agricultura, Santos Lab, Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro e Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no dia 17 de setembro, no Centro de Convenções Sul América. Em pauta, as demandas do agro e possíveis soluções que poderão resultar em negócios e parcerias.

A SNA, com apoio do Ministério da Agricultura e da Embrapa, promoverá quatro painéis no dia 17, abordando os temas ‘Caminhos para inovação no agro’,’Revolução das agtechs’, ‘Desafios são oportunidades no campo’ e ‘Agricultura 4.0 em busca de parceiros’. Nesses painéis também estarão presentes representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Faperj e TIM Brasil.

Tecnologia da Informação

O Rio Info é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro e um dos principais do país. Reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios.

Pela sua realização anual, qualidade da programação e dos participantes, o evento tornou-se referência no contexto da TI no Brasil, onde especialistas e empresários, nacionais e internacionais, apresentam em seminários e workshops o estado da arte da TI, considerando a sua evolução, perspectivas e demandas específicas.

Em razão de seu sucesso, o Rio Info tornou-se uma excelente vitrine para a exposição e o reconhecimento institucional e comercial das empresas de TI, com foco na apresentação das inovações tecnológicas e no debate sobre o futuro do setor.

No campo dos negócios, é um espaço privilegiado para a troca de experiências e informações. Por meio da rodada de negócios, favorece o estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, abrindo novas oportunidades de mercado.

Serviço

Rio Info – Conectividade e Inteligência no Campo

Dia 17 de setembro, 9h às 18h

Centro de Convenções Sul América
Av. Paulo de Frontin, 1 – Centro

Inscrições: www.rioinfo.com.br/inscreva-se

Programação

“Caminhos para Inovação no Agro” (9h às 10h30)

9h –  Política de Inovação do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) – Luiz Cláudio de França (Diretor do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária do MAPA)

9h15 – Projeto Cidades Rurais – Felipe de Abreu Cáceres – Subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios do Estado do Rio de Janeiro; Adriano Lopes – Subsecretário Adjunto de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro; e Filippo Zaccaro Scelza, Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo do Estado do Rio de Janeiro

9h30 – O caminho para agricultura 4.0- Alexandre Dal Forno, head de Produtos B2B e Soluções IoT da TIM Brasil

9h45 – Uso Estratégico de Tecnologias no Campo – Silvia Maria Massruha (Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária)

10h15 – Debatedor: Jorge Ávila (Diretor Técnico da Sociedade Nacional de Agricultura e Pró-reitor de Extensão da UniRio)

“Revolução das AgTechs”  (10h40 – 12h)

10h40 – Agricultura Digital e o futuro da produção de alimentos – Irina Bezzan (Diretora da Agrosmart Cultivo Inteligente)

10h55 – Blockchain Aplicado à Rastreabilidade Segura no Agronegócio – Roberto Miyano (Diretor de Tecnologia da CEPTIS Agro)

11h10 – Bruno Teixeira (Diretor de Estratégia da Santos LAB)

11h25 – Representante da Faperj

11h40 – Moderador: Ronaldo Oliveira (Pesquisador da Embrapa Solos)

12h10 – Almoço

“Desafios são Oportunidades no Campo” (14h – 16h)

14h –  Programa Nacional de Solos do Brasil – PronaSolos – na Agricultura 4.0 (Silvio Bhering – Pesquisador da Embrapa Solos)

14h15 –  Software de Avaliação de Qualidade do Solo (Guilherme Chaer – Pesquisador da Embrapa Agrobiologia)

14h30 –  Dispositivos móveis inteligentes na classificação de solos brasileiros – SmartSolos (Luís de França – Pesquisador Embrapa Solos)

14h45 – Debate

15h – Sensores de Solo e IoT (Geraldo Cernicchiaro – Pesquisador do Centro
Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF)

15h15 – Reinsertech – Reinserção de área de pastagens (Margareth Simões – Pesquisadora da Embrapa Solos)

15h30 – Serviços ecossistêmicos na agropecuária: desafios para a tecnologia da informação (Rachel Prado – Pesquisadora da Embrapa Solos)

15h – Debate

“Agricultura 4.0 em busca de parceiros” (16h – 18h)

16h – Agricultura de Precisão: É Agro ou Tech? (Ronaldo de Oliveira – Pesquisador Embrapa Solos)

16h15 – Processamento de dados de condutividade elétrica de sensor on-the-go para mapear a variabilidade do solo (Gustavo Vasques – Pesquisador da Embrapa Solos)

16h – Agricultura de montanha: demandas para sua eficiência (Renato Linhares – Pesquisador da Embrapa Agrobiologia)

16h45 – Debate

17h – Guia In Nat: Aplicativo para reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas (Alessandra de Carvalho – Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia)

17h15 – Desenvolvimento de embalagens para alimentos (Antônio Gomes – Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos)

17h30 – Biossensores Piezelétricos para Análise de Alimentos (Edna Maria Morais Oliveira – Pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos)

17h45 – Debate

 

Embrapa 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp