Epamig lança manual sobre fabricação de queijo Minas artesanal

A Epamig, empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), lançou o manual técnico “Queijo Minas Artesanal: Principais problemas de fabricação”, disponível para download gratuito aqui. O texto foi elaborado a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora. O objetivo do manual é auxiliar os produtores de queijos minas artesanais para que a produção resulte em mais benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Entre os tópicos abordados em mais de quarenta páginas de manual estão às características dos queijos artesanais mineiros, a qualidade do leite, orientações para identificação dos principais defeitos apresentados pelos queijos artesanais, bem como ações para prevenção e recomendação de boas práticas na obtenção do leite e na fabricação dos queijos.

Segundo o chefe-geral da Epamig ILCT, Cláudio Furtado, a tradição da fabricação dos queijos artesanais em Minas é algo que deve ser preservado, mas é preciso pensar os modos de fabricação. “Queremos destacar a grande importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem, entretanto, interferir demasiadamente nos processos de modo a preservar os valores e as tradições desta atividade”, disse.

Minas é maior produtor de leite do Brasil. A declaração dada por Cláudio explicita a necessidade de se preservar a tradição de produção de produtos artesanais no estado, mas com foco em melhorias. Para o professor, as novas gerações estão à procura de novas formas de alimentação com mais segurança. Nesse sentido, os queijos artesanais se destacam como um produto de grande potencial para a economia do Estado.

“Considerando as características das diversas regiões de Minas, se percebe que o potencial de inovação em queijos artesanais é muito grande, seja na diversificação, design e maturação, uma vez que o mercado está ávido por esses produtos”, disse Cláudio.

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp