Entre os estados produtores, colheita da soja está mais adiantada em São Paulo

Dentre as regiões produtoras de soja no Brasil, o Estado de São Paulo registra o ritmo mais acelerado de colheita nesta temporada.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário é atípico, uma vez que Mato Grosso e Paraná são historicamente os primeiros estados a plantar e, consequentemente, a colher a oleaginosa.

No entanto, frequentes chuvas no Centro-Oeste e no Sul do Brasil têm atrasado os trabalhos de campo. Sojicultores mato-grossenses e paranaenses, inclusive, já se preocupam com a formação de grãos ardidos.

Ressalta-se que, mesmo com uma possível quebra na produtividade, agricultores esperam produção recorde na temporada 2020/21, tendo em vista a maior área cultivada, de 38.19 milhões de hectares, 3,40% maior que a da safra anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A companhia indica ainda que, até o final de janeiro, 11% da área de soja havia sido colhida em São Paulo; 4,90% em Mato Grosso e 2% em Minas Gerais. Quanto às negociações, algumas cooperativas e cerealistas paulistas já estão recebendo soja, mas a liquidez no spot ainda é baixa.

 

Cepea

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp