A Embrapa está disponibilizando ao público o comunicado técnico “Recomendações para a prevenção da Covid-19 no meio rural na região Sul do Brasil”. O objetivo é difundir informações corretas e seguras para ajudar a evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.
O documento abrange as especificidades culturais e climáticas da região Sul, como a tradição de compartilhar o chimarrão, por exemplo, e o inverno com temperaturas baixas.
“O material contribui para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, algumas delas gerais e outras voltadas para as particularidades regionais”, explica o analista da Embrapa Pecuária Sul e coautor do comunicado, Robert Domingues.
“Apresentamos ainda uma compilação de recomendações voltadas a produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e técnicos que prestam assistência a estes estabelecimentos”.
O comunicado aborda a caracterização de pandemia e a diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão. Além disso, faz recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios.
“Como a doença surgiu pela primeira vez no final de 2019, muitas respostas ainda não estão disponíveis”, destaca a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e também coautora do comunicado, Rosângela Silveira Barbosa.
No entanto, acrescenta ela, “com o documento é possível que os produtores e demais interessados sejam esclarecidos a respeito de algumas das principais dúvidas que surgem para quem vive e/ou trabalha no campo”.
“A agricultura segue seu próprio ciclo e, se o trabalho não for feito no momento que a natureza dita, não haverá safra por um ano inteiro”, ressalta a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e uma das autoras do documento, Emanuelle Baldo Gaspar.
“A pecuária depende dos cuidados diários com os animais, sobre os quais o homem do campo tem responsabilidade enorme. Assim, já que não é possível parar, é preciso continuar a produzir, mas cercando-se de cuidados que ajudarão a evitar contrair e disseminar a Covid-19”.
Acesse aqui, na íntegra, o comunicado da Embrapa.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
Equipe SNA