Embrapa e Fundação Bahia lançam primeira soja Intacta adaptada ao MATOPIBA

Na próxima quinta-feira (26), a Embrapa e a Fundação Bahia promovem o lançamento da cultivar de soja Intacta BRS 9180IPRO durante a Bahia Farm Show 2016, feira realizada em Luís Eduardo Magalhães (BA) de 24 a 28 de maio. O evento será realizado às 16h no auditório da Fundação Bahia, quando o material será apresentado pelos pesquisadores Sebastião Pedro e André Pereira, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

Fruto da parceria entre as instituições para o desenvolvimento de materiais que atendam às demandas dos produtores do Cerrado brasileiro, a nova variedade se destaca pela rusticidade e pelo elevado potencial de rendimento de grãos, além de estabilidade de produção nas áreas sojícolas do MATOPIBA, sendo uma excelente opção de cultivar para dar segurança e sustentabilidade ao agricultor da região.

Além de agregar a tolerância ao herbicida glifosato, o que representa vantagem no manejo de plantas daninhas, a cultivar BRS 9180IPRO expressa a proteína Bt, oferecendo proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), lagarta das maçãs (Heliothis virescens) e broca das axilas ou broca dos ponteiros (Crocidosema aporema), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Helicoverpa (H. zea e H. armigera).

A cultivar BRS 9180 IPRO pertence ao grupo de maturidade 9.1, o que lhe confere alta adaptabilidade para diferentes regiões edafoclimáticas dos Estados que formam o MATOPIBA. A planta tem alta capacidade de produção de vagens e bom engalhamento. Nas áreas avaliadas, o ciclo da cultivar fica entre 119 a 139 dias.

Conforme as características da região e condições de fertilidade da área, deve ser trabalhada com população entre 140.000 a 200.000 plantas por hectare. Em áreas de alta fertilidade, recomenda-se trabalhar com populações próximas a 140.000 plantas por hectare para a obtenção de altas produtividades, e em áreas de menor fertilidade são recomendadas populações de até 200.000 plantas.

Refúgio

Para o plantio da área de refúgio da cultivar BRS 9180IPRO, a Embrapa e a Fundação Bahia recomendam a cultivar BRS 9280RR, variedade com baixo fator de reprodução para o nematoide Pratylenchus brachiurus, ciclo de crescimento de 117 a 139 dias (grupo de maturação 9.2) e hábito de crescimento semiereto. A população recomendada é de 180.000 plantas por hectare (em solos de alta fertilidade e altitude acima de 700 metros) a 260.000 plantas por hectare (em solos de média fertilidade e altitude abaixo de 700 metros).

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp