Na próxima quarta-feira, dia 20, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as associações dos criadores de Mato Grosso (Acrimat) e do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) reunirão pecuaristas associados e imprensa para divulgar os resultados do segundo ano de avaliação da pecuária de corte em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. O evento terá início às 10h, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).
Os dados que serão apresentados mostram o desempenho animal em quatro diferentes sistemas produtivos: pecuária exclusiva, integração lavoura-pecuária (ILP), integração pecuária-floresta (IPF) e integração lavoura-pecuária floresta (ILPF).
O trabalho vem sendo realizado há dois anos pela equipe da Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a Acrimat, com financiamento de parte do custeio do experimento, e com a Acrinorte, que fornece o gado para o experimento.
No primeiro ano de avaliação, de julho de 2015 a julho de 2016, os resultados já foram animadores, com a produção de 29 a 32 arrobas por hectare em área de ILPF. A média de Mato Grosso é de quatro arrobas por hectare e a média nacional é de seis arrobas por hectare.
Dados preliminares indicam que os números obtidos no segundo ano de avaliação (julho de 2016 a julho de 2017), são ainda maiores. Desta vez, o trabalho envolveu o aumento da entrada de adubo e da suplementação dos animais.
A apresentação dos números será feita pelo pesquisador da Embrapa Bruno Pedreira. Na oportunidade, ele irá explicar os dados e a metodologia de pesquisa utilizada.
Como o evento também marcará o encerramento dessa etapa da parceria com a Acrimat, a apresentação fará uma abordagem geral das pesquisas feitas durante os dois anos. A parceria com a Acrinorte foi renovada por mais dois anos e seguirá até 2019.
Fonte: Embrapa