Embarques de carne de frango perdem ritmo, mas devem ser recordes

Embora tenham sido mais de 15% superiores aos da média mensal registrada entre janeiro e maio deste ano, os embarques de carne de frango de setembro perderam o ritmo observado nos três meses anteriores. Tanto que ficaram apenas meio por cento acima do total exportado um ano antes, em setembro de 2014.

Comparativamente ao mês anterior, agosto de 2015 (mês, também, com 21 dias úteis, como setembro), o total embarcado apresentou redução de 3,80%, correspondendo ao menor volume dos últimos quatro meses.

Naturalmente, parte do desempenho aquém do previsto se deve ao represamento dos embarques em decorrência do movimento de paralisação dos fiscais federais agropecuários. Independente disso, porém, há uma clara percepção de desaceleração dos negócios, fato corroborado pelos primeiros embarques de outubro corrente.

De toda forma, as exportações brasileiras caminham para um novo recorde anual. Em 9 meses apresentam incremento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, apresentando média mensal que, mantida nestes três últimos meses de 2015, sinaliza embarques da ordem de 4.170 milhões de toneladas – um volume que, se confirmado, significará expansão próxima de 4,5% sobre o recorde de 3.994 milhões de toneladas registrado em 2014.

Até aqui, o acumulado em 12 meses (outubro de 2014 a setembro de 2015) permanece muito próximo, mas aquém do volume ora aventado. Soma cerca de 4.159 milhões de toneladas e apresenta aumento de 4,18% sobre idêntico período anterior.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp