Nos últimos meses, muito tem se discutido sobre a disponibilidade de milho no Brasil. E segundo o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em 2019 o País importou 1.36 milhão de toneladas do cereal, com aumento de 61% em relação a 2018.
Já em 2020, de janeiro a fevereiro, o País importou 283.000 toneladas, 199.000 toneladas a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os números são reflexo, principalmente, das exportações que registraram números recordes em 2019, aliado ao aumento da demanda interna de milho nos últimos anos.
Os principais destinos foram os estados do Sul do País, como o Paraná, que consumiu quase 70% deste volume e teve como principal origem o Paraguai. No entanto, com a atual entrada da colheita do milho primeira safra nestes estados, e posteriormente a segunda safra no restante do Brasil, a oferta diminuta de grão no país tende a ser amenizada.
Agrolink