Drones e helicópteros são realidade para aplicar defensivos

O uso de tecnologias como drones e helicópteros já são realidade na aplicação de defensivos agrícolas. Segundo o agrônomo Mikael Rodrigues, produtores do Estado do Mato Grosso conseguem reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 70% usando principalmente os drones na pulverização.

Segundo Rodrigues, a utilização dessas tecnologias possibilita aos agricultores buscar alternativas que consigam facilitar a aplicação de defensivos em dias chuvosos ou de seca. “Os drones ajudam esses produtores a lidar com a meteorologia, em dias nublados e a direção do vento também”, disse o agrônomo.

Já o técnico agrícola Gilvan Froes, afirmou que na fazenda onde ele trabalha os funcionários utilizam os drones para procurar novas pragas na lavoura. “Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha”.

No caso do helicóptero, o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários Henrique Campos, consultor da Sabri – Sabedoria Agrícola, disse que a aeronave pode ser utilizada para substituir o avião em situações específicas. Nesse cenário, pode ser um novo aliado para os pecuaristas.

“Eu realmente fiquei surpreso. Sempre fiz trabalhos com aviões e a gente foi avaliar um helicóptero para ser posicionado nas aplicações de herbicidas em pastagens. E do ponto de vista de segurança, como tamanho de gota para evitar a deriva, qualidade da deposição, eu fiquei surpreso”, disse Campos.

“E também a facilidade para se utilizar o helicóptero em áreas onde o pecuarista não tem estrutura, como por exemplo, uma pista. Perto do próprio caminhão abastecedor ele já pousa e isso facilita muito, junto aos ganhos em qualidade”, acrescentou.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp