Uma das grandes inovações lançadas na Expointer 2019 foi o drone XAIRCRAFT, apresentado pela LS Tractor. Trata-se de um veículo aéreo não tripulado (vant) com sensores infravermelhos que integram o sistema de navegação, possibilitando operações agrícolas de alta precisão, incluindo pulverizações de agroquímicos e permitindo seu uso inclusive à noite.
“Esse diferencial potencializa ao máximo o tempo de voo durante a janela de trabalho”, diz André Rorato, vice-presidente da LS Mtron Brasil. Segundo ele, o XAIRCRAFT vem com o “DNA tecnológico da LS tractor”, o que fica claro na tecnologia CLOUD RTK, que utiliza um sistema de envio de dados do drone para a nuvem por meio de uma antena própria, sem utilizar a internet.
Rorato explica que o XAIRCRAFT possui um design industrial avançado, com construção modular e estrutura composta por fibra de carbono e liga de alumínio. Tem ainda excelente desempenho operacional, é resistente à poeira e água e oferece possibilidades “inovadoras de utilização” para diversos tipos de cultivo. Sua capacidade de decolagem é de 25 quilos.
“A LS está trazendo para o agricultor uma nova opção de tecnologia, olhando para o futuro da mecanização agrícola no Brasil”, afirma o executivo.
Segundo a LS Tractor, o novo produto chega ao Brasil para um período de testes com o objetivo de implantar conformidades ao mercado brasileiro. “Será o momento onde iremos avaliar as necessidades do campo e da demanda de manejo”, diz Astor Kilpp, gerente de marketing e produto.
A empresa destaca ainda que o equipamento possui “tecnologia de pulverização dinâmica”, com bicos atomizadores de alta velocidade e maior alcance, tendo como grande diferencial a geração de minúsculas gotículas atomizadas. As hélices deste drone foram projetadas para terem a capacidade de abrir as plantas e executar uma pulverização mais assertiva.
Por fim, os fabricantes sul-coreanos destacam a tecnologia de navegação XCOPE, que consegue chegar muito próximo da planta de forma precisa para realizar a aplicação do defensivo.
“A LS Tractor está, cada vez mais, identificada pelas tecnologias de alto impacto que já traz embarcadas em seus tratores, principalmente nos modelos da média e baixa potência. E agora, com este produto, ganha maior destaque no cenário de soluções tecnológicas para o agronegócio brasileiro”, afirma Rorato.
Agrolink