O Brasil é um tradicional produtor de frutas cítricas. Laranjas, limões, limas e tangerinas são variedades conhecidas e que fazem parte da rotina do brasileiro, seja em consumo in natura ou em forma de sucos e sobremesas.
Nesta tera-feira, 8 de junho, o país comemora o Dia do Citricultor. A data foi estabelecida em 1969 para relembrar a importância desse profissional para a fruticultura brasileira. E o papel do citricultor é tão relevante, que faz do país o maior produtor mundial de laranja.
Para a safra 2021/2022, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima uma produção de 294,1 milhões de caixas de 40,8 quilos no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais. O valor corresponde a um aumento de 9,51% com relação à última safra.
O Brasil também é líder na exportação mundial de suco de laranja. De acordo com o Comex Stat, em 2020, os embarques superaram US$ 1,4 bilhão. Já no primeiro quadrimestre de 2021, a exportação já supera em 21,2% o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a CitrusBR, o Brasil responde por 79% do suco de laranja comercializado no mundo.
Posição de destaque
A citricultura está presente em todos os estados brasileiros. Mas para os cultivos comerciais, Minas Gerais e São Paulo ocupam posição de destaque no ranking nacional. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a área cultivada com laranja era de 592 mil hectares, limão 56 mil hectares e tangerina 52 mil hectares.
Para o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Roberto Barcelos, a citricultura é um setor fundamental da cadeia de frutas, não só pelo destaque no cenário internacional, mas também por promover o sustento de muitas famílias brasileiras.
“Temos muito orgulho da citricultura. Muitos produtores, que têm uma área menor, não conseguem ter escala para produzir outra cultura, mas conseguem plantar pomar de citros e obter uma boa renda para sustentar sua família”, disse Barcelos.
Curiosidades sobre os citros
Laranja: os Estados Unidos são o país que mais consome a laranja na forma de suco; existe um museu de laranjas (Museu de la Toranja) que fica em Burriana, perto de uma cidade de Valência, na Espanha; a vitamina C encontrada na laranja tem ação antioxidante.
Limão: o limão possui uma substância que aumenta as defesas do corpo e é antiviral; também atua na digestão de amidos e proteínas e ainda auxilia o trabalho do intestino.
Lima: as variedades Taiti e Galego não são consideradas limões, mas limas ácidas; as limas são bastante usadas na higiene doméstica, como remoção de manchas em vidros e mármore.
Tangerina: no Brasil, a tangerina também é conhecida como mexerica, bergamota e ponkan; os gomos da mexerica ajudam a reduzir a absorção de glicose e gorduras; sua árvore pode chegar a 7 metros de altura.
Fonte: CNA
Equipe SNA