Desempenho das exportações brasileiras de grãos em agosto

Soja

Em agosto foram embarcadas cerca de  5.7 milhões de toneladas de soja, algo em torno de 500 mil toneladas a mais do que em agosto de 2015 – melhor desempenho registrado até então. No acumulado do ano, os embarques de soja totalizam 57.6 milhões de toneladas, já sendo este o melhor resultado para as exportações de soja em um mesmo ano, mesmo restando ainda quatro meses para o final de 2017.

Do total exportado até o momento, cerca de 16 milhões de toneladas foram embarcadas pelo porto de Santos, o que representa cerca de 31% do volume total, e um crescimento de 12,5% em comparação às movimentações de soja realizadas pelo porto em 2016.

A alternativa de utilização dos portos localizados na região norte do país continua em crescimento, com 30% de participação no volume total exportado em agosto, com destaque para o porto de Itaqui, em São Luis (MA), por onde foram embarcadas 825 mil toneladas no último mês.

Para setembro, ao menos 3.2 milhões de toneladas de soja já estão programadas para carregamento nos portos, superando assim a marca dos 60 milhões de toneladas já no próximo mês. As estimativas são de que, ao final de 2017, o resultado das exportações de soja no acumulado do ano fique em torno de 62 milhões de toneladas.

Milho

Após certa apreensão do mercado em relação ao escoamento de milho, os embarques de agosto demonstram que é possível esperar ótimos resultados para o setor exportador este ano. No total, foram embarcadas 5.2 milhões de toneladas de milho no último mês, 67% acima do resultado de agosto de 2016, e 17% acima do volume embarcado no mesmo período em 2015, ano de melhor desempenho até então.

No acumulado do ano, as exportações de milho totalizam 11.6 milhões de toneladas embarcadas entre janeiro e agosto, ligeiramente abaixo do volume observado no mesmo período ano passado, em decorrência de exportações menores no primeiro semestre de 2017, em razão do baixo estoque disponível no começo do ano com as perdas na safra 15/16.

Entretanto, o resultado do acumulado de 2017 está 1.3 milhões de toneladas acima daquele registrado no mesmo período em 2015, onde somente no segundo semestre foram embarcadas 21.3 milhões de toneladas de milho. Com uma safra ainda melhor que a de 2015 à disposição, devemos atingir resultados ainda mais expressivos neste ano.

O porto de Santos, principal porto de escoamento da produção de milho no país, foi responsável pelo embarque de 2.8 milhões de toneladas em agosto, o que representa aproximadamente 53% do volume total exportado no mês.

Assim como na soja, o escoamento de milho pelos portos do norte tende a se tornar mais frequente, sendo que em agosto, cerca de 1.3 milhões de toneladas de milho foram embarcadas pelos portos da região. Deste volume, 530 mil toneladas foram exportadas pelo porto de Itaqui (MA).

Até o momento, algo em torno de 4.6 milhões de toneladas de milho estão programadas para serem embarcadas somente no mês de setembro. Frente a este cenário um tanto quanto positivo, a estimativa de exportação de milho em 2017 foi elevada para 32 milhões de toneladas.

 

Fonte: Anec

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp