Defesa agropecuária: Faeg participa de cooperação entre Fudepec e Agrodefesa

Com o intuito de ressaltar a importância da sanidade animal, José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente diretor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), participou no dia 28 de julho da solenidade de cooperação entre o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec) e o governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

O encontro foi realizado na sede do Fundepec e, na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica e financeira entre o Fundepec, Agrodefesa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). O convênio visa estabelecer o apoio financeiro à Agrodefesa no exercício de suas ações de prevenção, precaução e combate às doenças dos animais de notificação compulsória.

Para Schreiner, a parceria entre público e privado é importante, principalmente quando o assunto é defesa agropecuária. Ele ressalta que a conscientização do produtor e a atuação dos órgãos são fundamentais para a garantia do crescimento do setor em Goiás e no País.

“Temos trabalhado, por exemplo, com a aftosa e também com o mormo nos equídeos. Estreitando laços somos mais fortes. Todos nós temos os mesmos objetivos, garantir a saúde dos nossos rebanhos e continuar alavancando a economia goiana”, disse.

Segundo o vice-governador e titular da SED Goiás, José Eliton de Figuerêdo, é preciso “casar” as experiências dos setores públicos e privados para o Estado atingir o objetivo principal, que é o desenvolvimento econômico.

“A Agrodefesa e o Fundepec têm tido uma parceria de longa data, e queremos ampliar ainda mais essa relação que resulta na segurança para o produtor”, destacou Figuerêdo.

AÇÕES EMERGENCIAIS

Para o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, a assinatura do termo de cooperação fortalece ainda mais as ações emergenciais no controle de doenças. Toledo acrescenta que o convênio também dá suporte no aspecto de fiscalização do trânsito de animais.

“Com isso, poderemos ampliar nossas unidades volantes, para assegurar um trânsito seguro, além de investirmos na educação sanitária e na capacitação do nosso quadro de profissionais”, explicou o presidente.

Arthur disse também que a Agrodefesa trabalhará no intuito de conscientizar os produtores da importância da adesão ao Fundepec.

“O fundo traz tranquilidade no ponto de vista político e comercial”, ressaltou Toledo. Para ele, um recurso criado por entidades representativas do agronegócio, que visam a proteção do rebanho goiano, é uma valorização fantástica.

“Com o Fundepec vamos buscar a qualidade da carne de Goiás, que é o desejo de todo consumidor”, acrescentou o presidente da Agrodefesa.

Para o presidente do Fundepec, Alfredo Luiz Correia, é uma honra firmar mais uma vez essa parceria com a Agrodefesa.

“Estamos satisfeitos em dar esse passo mais um ano. Defendemos a política de que essa casa foi feita para o produtor rural e assim que queremos trabalhar”, disse.

CONVÊNIO

 

José Magno Pato, um dos conselheiros do Fundepec, também reiterou a importância da assinatura do termo.

“Ficamos felizes com esse convênio, pois a Agrodefesa tem realizado um trabalho exemplar em todo o Estado”, ressaltou.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite).

 

Fonte: Sistema Faeg

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp