Curva de preços do boi, suíno e frango vem se caracterizando pela anormalidade

O acompanhamento de mercado do boi, suíno e frango vivo revela que, nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro corrente), o produtor vêm enfrentando uma evolução de preços anormal. Os valores recebidos fogem totalmente ao padrão apontado pela curva sazonal. Essa curva apenas reflete, de maneira clara, os períodos de safra e entressafra do boi. Mas não está restrita a ele, pois frango e suíno também apresentam o mesmo comportamento sazonal. Ou seja: aonde o boi vai, os dois vão atrás.

Mas neste ano, de setembro para cá, o desempenho de mercado das três espécies fugiu totalmente ao padrão sazonal. Pois, ao invés das altas habituais no segundo semestre, todos enfrentaram redução de preço em relação a agosto, permanecendo desde então em estabilidade relativa ou total.

Aparentemente, o caso mais gritante é o do frango vivo, cujo preço não apresenta qualquer alteração desde o final de agosto. Mas bovino e suíno também têm apresentado variações mínimas de preços, e só agora, na antevéspera das festas de fim de ano, é que o mercado de suínos começa a dar algum sinal de reversão.

 

tab

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp