Contratações de crédito rural confirmam a boa fase do setor agrícola

Francisco Villela, diretor da SNA

O bom momento que vive o setor agrícola vem se refletindo nas contratações de crédito rural que, nos meses de julho e agosto, ultrapassaram o montante de R$ 20 bilhões em investimentos contratados. De acordo com o diretor da SNA Francisco Villela, com a injeção no setor, a previsão para as próximas safras é otimista e trará crescimento na produção, além da melhoria da infraestrutura dos produtores agrícolas. “A disponibilidade de crédito farto permite que se invista em equipamentos modernos e mais eficientes e que sejam utilizadas corretamente as melhores técnicas agrícolas”, analisa o diretor.

Segundo o Ministério da Agricultura, os financiamentos do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 tiveram um aumento de 21,3% em relação ao valor liberado no mesmo período do ano passado. “Este fato representa uma notícia positiva para o desempenho da agricultura na próxima safra, pois o nível de preços alcançados por muitos dos produtos agrícolas no presente momento deverão ter impacto no aumento da área plantada, principalmente nas áreas de milho e de soja”, complementa.

O aumento das liberações foi impulsionado pelo cenário favorável ao mercado de produtos agrícolas, que conta com taxas de juros menores, maior limite de crédito e maior oferta de recursos em relação à última colheita. Nesse contexto, Villela prevê uma grande safra e a consagração do país no mercado internacional. “Vamos torcer para que o tempo ajude e tenhamos uma grande safra. Vivemos um momento em que se vislumbra uma grande carência de commodities agrícolas no mercado internacional, devido à quebra da safra americana e de uma possível redução dos subsídios na Comunidade Econômica Europeia. Temos uma perspectiva muito favorável”, finaliza.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp