Segundo projeções divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, o consumo per capita de ovos tende a apresentar apenas leve incremento anual em 2023.
Segundo dados divulgados pela Entidade, a população brasileira deve consumir cerca de 242 ovos por habitante, significando leve inclinação positiva. De toda forma, significa incrementos expressivos de 74 ovos em 10 anos, 115 ovos em 20 anos e de 156 ovos em 30 anos.
O gráfico aponta que nos dois primeiros anos da pandemia da Covid-19 que assolou o mundo, o consumo de ovos apresentou forte crescimento no mercado doméstico, significando que a avicultura de postura comercial cumpriu sua missão de manter o abastecimento interno, mesmo diante de um aquecido mercado externo.
As primeiras projeções levantadas pela ABPA para o próximo ano apontam para um novo crescimento que pode ser mais acelerado e chegar aos 265 ovos por habitante, se as condições de mercado permitirem. Isso porque os produtores de ovos seguem investindo no plantel produtivo visando ter condições suficientes para atender tanto o mercado interno, quanto externo.