Conselho Empresarial de Desenvolvimento do Mercado de Capitais é instalado na ACRJ

O presidente da ACRJ, Josier Vilar, fez a diplomação do presidente e do vice-presidente do novo Conselho Empresarial instalado na última 4ª feira, 17 de julho.

Na foto, da esquerda para à direita: Luiz Guilherme Dias, vice-presidente do Conselho, Ruy Barreto, vice-presidente da ACRJ, Josier Vilar, presidente da ACRJ, Thomáz Tosta de Sá, presidente do Conselho e Marco Antonio Moreira Leite, conselheiro da ACRJ. Foto/Marcelo Sá/SNA

O Conselho de Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec) terá como presidente Thomas Tosta de Sá e como vice, Luiz Guilherme Dias.

A missão do Conselho recém-lançado será “promover o desenvolvimento econômico e social do país através da alocação eficiente da poupança nacional e da ampliação do uso de instrumentos do Mercado de Capitais, acompanhado por meio de pesquisas, e estimular a disseminação de informação, educação e capacitação de empreendedores, empresários, investidores, poupadores e intermediários”.

Josier Vilar, presidente da ACRJ, apresentou o novo Conselho no auditório da entidade, com a presença de expoentes do setor, destacando a importância deste tema para a economia fluminense, em especial para a cidade do Rio com o retorno da Bola de Valores. “Espero que a presença de vocês aqui, através do nosso presidente, que vai tomar posse neste momento, Thomas Sá, e do nosso vice-presidente Luiz Guilherme Dias, e de todos os componentes deste Conselho, seja o prenúncio de novos tempos para a nossa cidade. Acredito que ao criar uma ambiência de incentivo ao mercado de capitais, com a instalação da Bolsa aqui no Rio, é importante do ponto de vista operacional. E a Associação Comercial está contribuindo e apoiando integralmente esta iniciativa”, disse.

Josier Vilar e Marco Antonio Moreira Leite, entregam o diploma a Thomaz Tosta de Sá, presidente do novo conselho (ao centro). Foto/ Marcelo Sá/SNA

Thomas de Sá foi presidente Executivo no Instituto IBMEC-Mercado de Capitais. Além disso, presidiu a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quando criou o Fundo de Investimento em Empresas Emergentes para apoiar a capitalização da pequena e média empresa. Também integra a diretoria da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Em seu discurso de posse disse que “o Codemec tem como foco o processo de atuação da pequena e média empresa, como geradora de empregos e de tecnologia.  Precisamos estimular e apoiar esse nicho no Rio de Janeiro.  Na minha visão, esse é um grande papel da Associação Comercial, que terá neste Conselho um instrumento de apoio, inclusive aos demais Conselhos da Casa”, ressaltou ressaltou Thomaz.

Ruy Barreto e Josier Vilar na entrega do diploma a Luiz Guilherme Dias (ao centro). Foto/Marcelo Sá/SNA

O vice-presidente Luiz Guilherme Dias é CEO da Sabe Consultores Associados, empresa dedicada ao negócio de informações sobre as companhias listadas na Bolsa de valores brasileira.
Foi consultor de empresas por mais de 40 anos e criador do Programa Sabe Invest de educação financeira para investimentos em ações.  É autor do livro “Sem medo de investir na Bolsa”, publicado em 2024.

Guilherme fez uma breve apresentação sobre a atuação do novo Conselho, destacando os projetos que o Codemec se propõe a desenvolver: Apoiar à abertura da nova Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, prevista para 2025; retomar o projeto Rio Investors Day, realizado em 2011 e 2012; elaborar seminários setoriais com empresas de capital aberto e fechado; desenvolver programa de capacitação financeira a jovens e iniciantes para investimento em ações, e de pequenos e médios empresários para acesso a crédito e a capital; desenvolver feira de talentos reunindo veteranos experientes e iniciantes no mercado de trabalho; além de produzir Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Rio de Janeiro, criando Clubes Educacionais de Investimentos (sandbox com CVM).

Ao final,  Luiz Guilherme adiantou que nas próximas reuniões do Conselho serão elencadas as prioridades de ação mais imediata. Na primeira reunião de trabalho, ainda em julho, o convidado será o presidente da CVM, João Pedro Nascimento.

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290) marcelosa@sna.agr.br/Com dados do Vice-Presidente Luiz Guilherme Dias
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp