Congresso Brasileiro de Soja debate inovação tecnológica e mercado global

Foto: Assessoria de Comunicação Aprosoja MS-Sistema Famasul
Objetivo do Congresso Brasileiro de Soja é mostrar a identificação dos problemas relacionados ao cultivo do grão, propondo soluções para o futuro.Foto: Aprosoja MS/Sistema Famasul

Para discutir as perspectivas para a cultura da soja como aspectos tecnológicos e de mercado global o VII Congresso Brasileiro de Soja e o VI Mercosoja 2015 serão realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de 22 a 25 de junho de 2015, em Florianópolis, Santa Catarina.

“É a oportunidade para que a cadeia produtiva identifique problemas, proponha soluções e principalmente consiga ter uma visão de futuro, das perspectivas e dos problemas que teremos pela frente”, diz o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja.

Para Nepomuceno, os eventos destacam-se por reunir um público com alto grau de interesse em inovação, conhecimento de mercado, lideranças empresariais e formadores de opinião. “Para atender as expectativas do público elaboramos uma programação técnica diversificada que contará com especialistas em agronegócio e na produção de soja. Teremos ainda a apresentação de resultados que permitirão a atualização em temáticas que estão na fronteira do conhecimento”, destaca.

O CBSoja irá contar com 75 palestrantes, sendo 25 internacionais, 15 painéis e 12 conferências.  A programação técnica destacará os vários aspectos do agronegócio da soja, o que engloba questões relacionadas à produção de soja, ao armazenamento e transporte e à comercialização. “Além disso, novas tecnologias que certamente irão mudar os paradigmas de produção serão apresentadas, principalmente as advindos da biotecnologia”, afirma. “Também daremos ênfase à discussão sobre mudanças climáticas e às estratégias de mitigação do problema para a agricultura”, ressalta.

Nessa edição, foi elaborado um aplicativo para aparelhos móveis com informações detalhadas sobre o CBSoja. O aplicativo pode ser acessado pelo Google Play Store – sistema Android – e, em breve, estará disponível na Apple Store para aparelhos com sistema IOS. O aplicativo permite acompanhar a programação do evento, conhecer os expositores, patrocinadores e oferece serviços como a programação de alertas para palestras de interesse do congressista.

Histórico  – O Congresso Brasileiro de Soja vem sendo realizado a cada três anos, desde 1999, em importantes estados produtores de soja: Mato Grosso, Paraná e Goiás. Em 2015, Santa Catarina sediará o CBSOJA e o Mercosoja.  O processo de seleção da cidade de Florianópolis começou em 2012 e foi feito por meio de pesquisa com os congressistas, patrocinadores e expositores em sua última edição. Também contribui para a escolha da cidade a estrutura do centro de eventos, a localização geográfica e a facilidade de acesso.

A condução conjunta do CBSOJA e do Mercosoja objetiva incrementar a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias dentro do agronegócio da soja entre os principais países produtores na América do Sul. O Mercosoja tem sido organizado pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina). No Brasil, a ACSOJA tem a Embrapa entre outros como parceiros desde sua primeira edição em 1999. “O Mercosoja tem incrementado a formação de massa crítica técnico-científica, mas também tem auxiliado na identificação de afinidades e áreas de complementação, que trabalhadas em parceria trazem ganhos aos países envolvidos”, reforça Nepomuceno.

Soja –  De acordo com a Conab, na safra 2013/14, a produção de soja no Brasil foi de 86 milhões de toneladas, a área cultivada de 30 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,0t/ha. Esses números garantem ao complexo soja, a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil: US$ 31 bilhões. “A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira”, avalia Nepomuceno. “Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil”, diz.

A produção mundial de soja na safra 2013/2014 foi de cerca de 284 milhões de toneladas e a área cultivada ocupou aproximadamente 113 milhões de hectares. A produção de soja nos países do Mercosul foi de 153 milhões de toneladas, 54% da produção mundial, o que evidencia a importância deste evento para o setor. “Considero estratégico que os diferentes agentes da cadeia produtiva da soja possam reunir-se em um evento, no qual as discussões técnicas misturam-se a momentos de troca de experiências e de oportunidades de parcerias e de negócios”, ressalta Nepomuceno.

 

Confira a programação aqui: www.cbsoja.com.br

 

Fonte: CBSOJA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp