Refletindo a volumosa safra brasileira, a VLI transportou em julho um recorde de 1.016 bilhão de toneladas por quilômetro útil (TKU) de produtos no corredor ferroviário Centro-Sudeste, afirmou a companhia em nota na quinta-feira (17/8). A marca corresponde a 1.418 milhão de toneladas transportadas, acima do recorde anterior, de 908,586 milhões de TKU ou 1.395 milhões de toneladas movimentadas em junho.
No comunicado, a VLI, especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, afirmou que o recorde é atribuído, principalmente, à safra recorde de grãos. Das 1.4 milhão de toneladas movimentadas pelo corredor, 995.000 toneladas foram de produtos agrícolas, como soja, milho e açúcar com destino à exportação, citou a empresa.
No início do ano, a empresa de logística iniciou exportações de produtos agrícolas por um novo canal no porto de Santos. O corredor Centro-Sudeste é uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas, além de produtos como combustíveis e minerais, interligando importantes regiões produtoras de grãos e açúcar do país, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, até terminais intermodais no Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Fonte: Reuters