Colheita do milho da safra de inverno está prevista para o final de junho em MS

Em Mato Grosso do Sul, o início da colheita do milho segunda safra está previsto somente para o final do mês de julho, é o que indicam as informações da Circular Técnica nº 212, do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

Os dados foram levantados por técnicos do Siga da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Eles percorreram propriedades nos principais municípios produtores do estado durante a quinta semana de maio. Além das visitas, foi realizado contato com empresas de assistência técnica, representantes sindicais e de empresas privadas.

Para conferir as informações sobre a safra de inverno na íntegra, basta realizar cadastro no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb, e acessar os dados.

Condição das lavouras

O balanço aponta que as regiões norte, centro-norte e centro apresentam boas condições climáticas e as lavouras estão com bom potencial de produtividade. Pragas, doenças e plantas daninhas estão controladas, e a previsão de início da colheita é para o final do mês de junho.

Nas regiões sudoeste, sudeste, sul e sul-fronteira, as condições climáticas também são boas e, assim como no restante do estado, as lavouras permanecem com bom potencial de produtividade. Pragas, doenças e plantas daninhas também estão controladas.

Já a previsão para o início da colheita refere-se ao começo do mês de julho no sudoeste, sudeste e sul. A exceção é a região sul-fronteira – onde a colheita está prevista para começar antes, na segunda quinzena de junho -, e a cidade de Bonito, onde a colheita deve começar no final de julho.

Comercialização

Em relação à comercialização em Mato Grosso do Sul, apenas 15,11% da segunda safra de milho havia sido vendida até o dia 5 de junho, segundo dados da Granos Corretora. Isso representa um atraso de 35% em relação a igual período da safra passada.

Já o preço médio da saca de milho registrou alta de 1,87% entre 1º e 6 de junho deste ano, com a saca negociada a R$ 19,10 ao final do período, também segundo informações da Granos Corretora.

 

Fonte: Aprosoja MS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp