Colheita de milho verão vai a passos lentos no Paraná com produtor focado em soja

A colheita de milho primeira safra avançou para 17% da área no Paraná e se mantém aquém do observado há um ano, com produtores direcionando os trabalhos à soja em meio a condições climáticas favoráveis, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

Segundo o órgão da Secretaria de Agricultura do Estado, a colheita do chamado milho verão atingia 40% da área há um ano.

“O milho de primeira safra está dando uma segurada, porque o pessoal está colhendo soja. E como a área é muito pequena, como é localizada, o produtor acaba deixando para colher em segundo plano”, disse o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio.

O Paraná semeou no ciclo 2017/18 a menor área com milho verão já registrada, com um total de apenas 332.850 hectares. Como resultado, a expectativa é de que a produção caia para 2.97 milhões de toneladas, segundo o próprio Deral.

O desinteresse dos produtores pelo milho de primeira safra refletiu preços considerados pouco atrativos na fase de plantio em razão de uma safra recorde no ano passado.

Soja avança

Segundo o Deral, a colheita de soja no Paraná, segundo maior produtor nacional, avançou para 46% da área, contra 27% há uma semana. Há um ano estava em 56%.

Segundo Gervásio, o atraso neste ano é natural dados os problemas na fase de plantio, que foi marcada por uma forte seca, e depois no início da colheita, com chuvas em excesso atrapalhando os trabalhos das colheitadeiras.

Mas o avanço mais consistente agora tem ajudado o plantio do milho de segunda safra, a safrinha, que geralmente é semeado logo após a retirada da oleaginosa.

Segundo o Deral, o plantio da safrinha foi a 70% da área, avanço de 28% na semana e agora mais perto dos 79% de um ano atrás.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp