A colheita da safra brasileira de café 2023/24 atingiu 26% até o dia 06 de junho. É o que indica o levantamento semanal da Safras & Mercado, registrando um avanço de 6% em relação à semana passada, quando os trabalhos atingiam 20%.
A colheita está adiantada em relação ao mesmo período do ano passado (24%) e um pouco abaixo da média de 5 anos para o período (27%).
Assim, já foram colhidas 17.58 milhões de sacas de 60 quilos de uma safra total estimada pela Safras & Mercado de 66.65 milhões de sacas para 2023/24.
Segundo o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, os trabalhos de colheita seguem em bom ritmo no Brasil, favorecidos pelo clima seco e impulsionados pela presença de boa parte dos produtores de arábica nas lavouras.
A colheita de arábica representa 20% da safra, contra 17% no mesmo período do ano passado e 19% de média dos últimos 5 anos. Já a colheita do conilon chega a 38% da safra, ficando acima dos 36% do mesmo período do ano passado, mas ainda abaixo dos 42% de média dos últimos 5 anos.
“Enquanto os trabalhos de colheita seguem mais acelerados, o beneficiamento anda lento e o produtor tem demorado mais para negociar o produto”, disse Barabach.
Fonte: Agência Safras