A colheita de soja na safra 2019/20 atingiu 76% da área plantada no Brasil na quinta-feira (26/3), segundo levantamento da AgRural. O percentual, que representa um avanço de 10% em uma semana, é igual ao de um ano atrás e supera a média de cinco anos.
A consultoria informou que o tempo seco tem favorecido o avanço dos trabalhos no Rio Grande do Sul, onde a quebra de safra já está consolidada e os produtores não esperam mais recuperação da produtividade.
Em contrapartida, no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas frequentes dificultam a colheita em parte da região. Mas, mesmo com umidade elevada, os produtores avançam com as máquinas para evitar eventuais perdas de qualidade.
No início de março, a AgRural reduziu sua estimativa da safra de soja 2019/20 do Brasil para 124.3 milhões de toneladas. Uma nova revisão será feita no início de abril.
Milho
O plantio da segunda safra de milho de 2019/20, também chamada de safrinha, alcançou na quinta-feira 99% da área estimada para o centro-sul do Brasil. Segundo a AgRural, as atenções continuam concentradas nas áreas que têm recebido pouca chuva neste mês de março. Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo são as regiões que mais preocupam.
Broadcast Agro