A estatal chinesa Cofco descobriu erros contábeis nas operações brasileiras da Nidera, trading holandesa recém-adquirida. Segundo fontes ouvidas pela “Dow Jones Newswires” e pelo “Financial Times”, as perdas podem atingir US$ 150 milhões. Questionada, a Cofco Brasil não retornou os pedidos de entrevista do Valor até o momento.
Em comunicado, a Nidera afirmou que o erro foi identificado após a estatal chinesa realizar uma ampla revisão dos balanços das empresas do grupo. “Essa revisão revelou recentemente uma questão de contabilidade nos números do Brasil”, disse a Nidera.
Sediada em Roterdã, a Nidera informou no ano passado ter demitido um trader após uma investigação apontar irregularidades em seu negócio de biocombustível que causaram à companhia “prejuízos significativos” — segundo uma fonte, da ordem de US$ 200 milhões. Essa mesma pessoa já teria causado perdas em 2011, dizem fontes, ao não registar transações realizadas pela companhia.
Segundo a Nidera, a causa dos erro contábil ainda está sendo investigada.
A Cofco adquiriu a totalidade do controle da Nidera em agosto deste ano, comprando os 51% restantes de participação na companhia holandesa.
Presente em mais de 20 países, a Nidera começou a comercializar commodities no Brasil nos anos 1950 e abriu seu primeiro escritório no País na década seguinte. Opera em originação e comercialização de grãos e sementes oleaginosas, através da divisão Nidera Brasil Grain and Oil e, em 2010, criou uma nova unidade de negócios focada em nutrientes e proteção de cultivos, a Nidera NPC.
Fonte: Valor