Cochos eletrônicos podem garantir mais peso com menos comida ao rebanho, mostra A Lavoura nº 719

Equipamento criado pela Embrapa tem como objetivo obter um rebanho mais eficiente, no que diz respeito à produção de carne, a um custo menor para o produtor rural. Foto: Divulgação A Lavoura nº 719

Touros que ganhem mais peso e comam menos. O sonho de todo pecuarista, que vise ao bem-estar animal assim como os lucros com a produção de carne, pode virar uma realidade graças a uma estrutura computadorizada, formada por cochos eletrônicos e estações de pesagem, para identificar quais animais possuem melhor conversão alimentar. É o que publicou a Revista A Lavoura nº 719/2017, nas páginas 6 e 7.

Desenvolvido pela unidade Gado de Corte (MS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o equipamento tem como objetivo obter um rebanho mais eficiente, no que diz respeito à produção de carne, a um custo menor para o produtor rural.

“É a primeira vez que pesquisamos eficiência alimentar em larga escala na Embrapa, graças ao avanço tecnológico”, revela o líder dessa pesquisa na estatal, o zootecnista Luiz Otávio Campos da Silva.

Mestre em Zootecnia e doutor em Genética e Melhoramento, ele explica que a eficiência é a relação entre o que o indivíduo consome e seu posterior ganho de peso. Para chegar a um resultado, é preciso medir quanto de alimento que o animal comeu foi convertido em carne. Essa mdedição, conforme o especialista, “requer investimento, equipamento e recursos humanos especializados”.

SEIS RAÇAS TESTADAS

Instalados em centros de pesquisa da Embrapa, nos municípios de Bagé (RS), Campo Grande (MS), São Carlos (SP) e Santo Antônio de Goiás (GO), os cochos automáticos fazem a medição em seis raças: Nelore, Caracu, Senepol, Canchim, Brangus e Hereford.

O equipamento e as estações de pesagem ficam conectados 24 horas, fornecendo informações em tempo real. Por isso, garante Silva, é possível gerar dados de consumo e comportamento alimentar com mais confiabilidade e acurácia (proximidade entre o valor obtido experimentalmente e o valor verdadeiro na medição de uma grandeza física).

Continue lendo a reportagem completa, sem pagar nada, clicando aqui!

OUTROS DESTAQUES

Veja o que mais foi destaque da edição nº 719/2017 da Revista A Lavoura.

Assine e receba os exemplares impressos e exclusivos da Revista A Lavoura, no conforto de sua casa. Faça contato pelo e-mail assinealavoura@sna.agr.br e confira nossas condições superespeciais!

Para ler gratuitamente as edições anteriores (exceto as três últimas, em razão do acordo com quem assina), acesse www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram (@revistaalavoura.sna)!

Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 719/2017

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp