O coordenador de Promoção Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo da Matta, apresentou o projeto Agro.BR durante a 3ª edição do Innova Summit, conferência de inovação, negócios e empreendedorismo, que acontece até 22 de junho, em Brasília.
Rodrigo foi um dos palestrantes na arena internacional, na última quarta-feira (21), e falou sobre como é possível um pequeno produtor rural começar a exportar. Segundo ele, quando se fala em exportação, a primeira coisa que as pessoas pensam é na soja e nos grandes contêineres, mas o agro vai além disso.
Valor agregado
“Existem produtos brasileiros de maior valor agregado sendo vendidos no mercado externo por pequenos e médios empresários rurais. Cafés especiais, mel e própolis, açaí e chocolate são alguns produtos que têm agradado o paladar de consumidores da Europa e da Ásia e que estão na lista de cadeias prioritárias do Agro.BR”, disse.
O coordenador explicou a importância da iniciativa para apoiar os produtores que têm interesse em começar a exportar ou conquistar novos mercados. “Nós oferecemos atendimento regional especializado em comércio exterior nos estados e temos os escritórios da CNA em Dubai, Xangai e Singapura”.
Geração de negócios
Da Matta apresentou todo o processo que o produtor precisa passar para começar a gerar negócios no exterior, com o apoio do projeto, desde as capacitações, workshops, missões empresariais, até rodadas de negócios, consultoria individual, portfólio digital em diferentes idiomas e vitrine virtual dos produtos.
Além disso, o representante da Confederação destacou alguns cases de sucesso do Agro.BR, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) que exporta doces para a Alemanha; a Flor de Goiás, que embarca frutas para Dubai; e a Cooperativa dos Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi), que exporta mel para a Califórnia (EUA).
Fonte: CNA