Clima favorece cana-de-açúcar

A empresa de consultoria Datagro mantém a projeção para a safra de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil em 584,5 milhões de toneladas para o período 2013/2014, mas elevou a produtividade industrial estimada para o período de 134,2 quilos de ATR (teor de açúcar) por tonelada de cana, para 136,5 quilos de ATR. Em coletiva realizada na manhã desta quarta (19/6) em São Paulo, Plínio Nastari, presidente da Datagro, explicou que o aumento da produtividade se deve a boa ocorrência de chuvas em importantes regiões produtoras de janeiro a maio.

No estado de São Paulo, as chuvas foram 12,9% superiores às médias históricas para o período. Com isso, a produtividade no campo também será melhor que a da safra passada e está estimada em 85,5 toneladas de cana por hectare, volume 13,8% maior que o obtido no ano passado. “A cana colhida este ano está mais vigorosa e com mais quantidade de açúcar, diferente do ano passado que era uma cana velha e mais sofrida”, diz Nastari.

A moagematé 1 de junho totalizou 116 milhões de toneladas, em comparação com as 70,8 milhões moídas em igual período de 2012. “Estamos 15 dias adiantados, o que significa que não teremos que moer no fim da safra, quando a produtividade e a qualidade da cana caem sensivelmente”, diz.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp