China propõe ‘aliança da soja’ com a Rússia

A China propôs uma “aliança da indústria da soja” com a Rússia, uma vez que o país asiático pretende garantir um amplo suprimento de soja no futuro próximo, informou o South China Morning Post.

Durante videoconferência com o ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Tshetnikov, o ministro do Comércio da China, Zhong Chan, pediu uma cooperação mais estreita com os russos em todas as áreas da cadeia de abastecimento da soja.

Um comunicado do ministério chinês pediu aos países que “combinem” suas principais áreas de produção de soja e construam uma aliança industrial. Embora a Rússia não seja um grande produtor de soja, as mudanças climáticas estão garantindo mais terras para a produção na região norte do país, tornando provável um aumento nos próximos anos.

A proposta surge em um momento em que as relações entre a China e os Estados Unidos, por muitos anos o maior fornecedor de soja da China, estão cada vez mais tensas, indicou o portal World Grain.

Em 2019, a China assinou um acordo de cooperação com a Rússia, que atualmente responde por menos de 1% das importações do país asiático. O objetivo da China é aumentar as importações russas para pelo menos 3.7 milhões de toneladas até 2024, segundo informação do South China Morning Post.

A China é o maior consumidor mundial de soja, com média de 110 milhões de toneladas consumidas a cada ano, mas sua produção doméstica é de apenas cerca de 16 milhões de toneladas anuais.

 

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp