A China vai conter o acúmulo de reservas e a especulação com as commodities, ao mesmo tempo em que garantirá o fornecimento de produtos e a estabilidade dos preços. A medida tem por objetivo controlar a volatilidade dos preços observada nos últimos meses, informou o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
“Vamos coordenar com os departamentos relevantes para garantir a estabilidade de preços e o fornecimento de commodities e orientar participantes da cadeia industrial, tanto no “upstream” quanto no “downstream”, para estabilizar a produção, a oferta e o marketing de materiais brutos”, disse o porta-voz do ministério, Huang Libin, em entrevista coletiva na última sexta-feira.
“Em resposta ao risco da flutuação dos preços do mercado, vamos conter de maneira resoluta a acumulação, a especulação maliciosa e o aumento de preços por leilões.”
Os formuladores de políticas chineses aumentaram seus esforços para conter o aumento dos preços das commodities, que pressionaram as margens de produtores na segunda maior economia do mundo, para evitar que a alta seja transferida para os consumidores.
Nos últimos meses, as autoridades têm alertado contra o comércio especulativo, leiloando reservas de metais básicos, e lançaram investigações sobre preços e reservas de minério de ferro, carvão e ureia, entre outras medidas para conter a oferta restrita.
Fonte: Reuters
Equipe SNA