O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, disse que o Brasil, após conquistar o mercado de melão para a China, pode dar mais um passo nos acordos comerciais. Segundo ele, o governo chinês entrou em contato com o País para viabilizar também a importação de uva.
“Estive com ministra Tereza Cristina na semana passada porque já é tempo da gente cobrar o que vai acontecer”, afirmou Coelho.
Além da China, a Abrafrutas também trabalha para ampliar as exportações a outros países, como Colômbia, Estados Unidos, África do Sul e Coreia do Sul.
“Nós estamos muito otimistas. Aumentamos cerca de 6% no volume de toneladas de frutas exportadas (em 2019). Diante de toda essa pandemia, o setor continua crescendo e sendo demandado por fruta, e por isso estou muito animado”, comentou o executivo.
Ele disse ainda os embarques de frutas do Brasil são realizados por meio da logística área. “Normalmente esses embarques são feitos em voos comerciais, mas com as atuais restrições, grande parte das viagens foi cancelada”.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, a Abrafrutas já havia divulgado um recuo de 40% nas exportações. Neste momento, as condições continuam mais críticas para Portugal e Inglaterra, que ainda não abriram fronteiras com o Brasil.
Assista, a seguir, à entrevista com Guilherme Coelho.
Fonte: Notícias Agrícolas
Equipe SNA