Caramuru adota solução tecnológica para o mapeamento da área rural

Principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola, a Caramuru Alimentos tinha um grande desafio: como blindar a reputação de uma empresa, já comprometida com a responsabilidade socioambiental em suas operações junto a sua cadeia de fornecimento e financiamento?

A necessidade dessas questões impacta diretamente em fatores comerciais, como atender a requisitos legais – nacionais e internacionais – para se manter em ação tanto no mercado interno como externo.

Foi com esse cenário que a empresa iniciou em 2018 sua conversa com a Agrotools, considerada a maior agtech da América Latina. Com experiência de 13 anos no mercado, a empresa possui uma carteira formada pelos principais nomes do mercado corporativo do agronegócio, ou seja, grupos de finanças, insumos, varejo, agroindústria, investidores e tecnologias.

Após diagnosticar a necessidade da Caramuru, a agtech indicou o Agrotools Safe, solução digital 100% proprietária, desenvolvida com base em dados territoriais.

DNA

Por meio dessa tecnologia é possível mapear o DNA de determinada área rural, como campos desmatados, terras indígenas e até áreas embargadas, entre outros indicadores, o que proporciona segurança sobre a verdadeira origem da matéria-prima.

“Anteriormente os dados da Caramuru eram tabulados, o que poderia gerar inconformidades territoriais. A implantação da tecnologia Agrotools Safe permitiu que a empresa mapeasse e detectasse, talvez pela primeira vez, todo o portfólio de fornecedores que possui no País e nos garantir segurança em cumprir todos os critérios exigidos pelo compliance e alinhados à nossa sustentabilidade”, destacou o gerente de Agricultura da empresa, André Luis.

Para o diretor de Fomento Davi Depiné, “a transição para essa gestão geográfica e digital ocorreu em um curto espaço de tempo. A Caramuru faz a emissão de extratos para verificar o status de sua cadeia de fornecimento e saber se estão em compliance, em relação aos aspectos socioambientais, totalizando mais de 14.000 fornecedores monitorados”.

Transparência e agilidade

Além disso, com a nova solução tecnológica, a empresa também tem acesso a critérios espaciais, como o Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que realiza o monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal e Cerrado.

Por meio do uso da tecnologia 100% brasileira para monitorar riscos nas relações com fornecedores do agro no território nacional, a Caramuru conquistou transparência e agilidade em suas transações comerciais, oferecendo todo respaldo tanto para investidores internacionais como para acionistas.

“Nossa solução trouxe ao mercado a percepção de valor para um produto que muitas vezes está referenciado como commodities”, disse o diretor Comercial e de Marketing da empresa, Lucas Tuffi.

“Foi por meio da soma da alta tecnologia, nossa vasta base de dados, além de termos estruturado um protocolo personalizado de riscos socioambientais, que permitiu à Caramuru atender a critérios internos e externos relacionados ao seu negócio, fazendo da sustentabilidade um grande vetor de eficiência e de valor aos negócios da companhia”.

Mais ações

A fim de maximizar o desenvolvimento de estratégias de gestão de risco para seu cliente, a Agrotools também presta consultoria para a Caramuru Alimentos relacionada a outros assuntos técnicos, como checagem de motivos de embargos de fornecedores, criação de mapas personalizados e construção de gráficos de gerenciamento de dados sob demanda.

 

Fonte: Agrolink

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp