Canal Futura: Agronegócio e agricultura familiar no Brasil – Sala Debate

A proposta de déficit orçamentário de 139 bilhões de reais do presidente Michel Temer para 2017 estabelece uma redução expressiva de verbas para importantes programas que beneficiam a Reforma Agrária. Se essa proposta de orçamento for aprovada, os programas direcionados à agricultura familiar terão uma diminuição de cerca de 50% de recursos. Entre eles está o Programa de Aquisição de Alimentos, ação que compra alimentos de agricultores familiares para distribuição a pessoas de baixa renda. Pela proposta, o número de famílias atendidas também deve cair pela metade.

Vale lembrar que a agricultura familiar é fundamental para o país e produz, por exemplo, 70% do feijão, 60% da produção de leite e metade da avicultura. Hoje ela é responsável por 35% de nosso Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de bens e serviços produzidos no país. A agricultura familiar é fundamental para o abastecimento do mercado interno e pelo controle da inflação de muitos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Enquanto os incentivos para esse modelo de produção estão diminuindo, o setor do agronegócio ganha cada vez mais espaço e, apesar da crise econômica, teve aumento de 1,8% na produção em 2015. Hoje, o agronegócio responde por 39% das exportações do país e faz com que o Brasil seja o maior produtor mundial de café, laranja e carne bovina e o segundo maior de soja.

O Sala Debate de hoje vai discutir com especialistas se é possível desenvolver a agricultura no Brasil de forma sustentável e com responsabilidade social. Contamos com a presença de Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), e de Paulo de Oliveira Poleze, assessor de política agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, a Contag.

Assista aqui o Sala Debate na íntegra.

 

 

Fonte: Canal Futura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp