A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 21% até 1 de junho. O número faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 56.4 milhões de sacas de 60 quilos, foram colhidas 11.65 milhões de sacas até o dia 01. A colheita evoluiu 4% em relação à semana anterior.
A colheita está ligeiramente adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 20% já haviam sido colhidas. Na média dos últimos cinco anos, a colheita no período está em 19%.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, as chuvas da última semana atrapalharam o andamento da colheita de arábica, que perdeu ritmo, especialmente no Paraná, São Paulo e Sul de Minas. “Embora o resultado ainda seja bem positivo, principalmente em relação ao tamanho do grão, o excesso
de umidade preocupa, pois pode prejudicar a qualidade da bebida. Mas, no geral, o quadro ainda é favorável”, disse o analista.
Já a colheita de conilon, segundo ele, andou em ritmo mais acelerado na última semana, aproveitando o tempo mais seco. “Mas continuam os sinais de que a quebra pode ficar acima do esperado, especialmente no Espírito Santo”, observou.
A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:
Fonte: Safras & Mercado
Fonte: Safras & Mercado