A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 47% até 28 de junho. O percentual foi divulgado pelo levantamento semanal de Safras & Mercado da evolução da colheita da safra.
Tomando por base a última estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54.9 milhões de sacas de 60 quilos, já foram colhidas 25.82 milhões de sacas até o dia 28. A colheita evoluiu 6% em relação à semana anterior.
A colheita está no mesmo patamar em relação a igual período do ano passado, quando 47% da colheita já havia sido realizada. Mas, a colheita está levemente adiantada em relação a média dos últimos cinco anos, de 46% para o período.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, o clima mais seco ajudou a dar mais ritmo aos trabalhos de colheita no Brasil. No entanto, segue a queixa dos produtores em relação à quebra no conilon e aos problemas com a qualidade da bebida no arábica.
“Produtores de arábica contabilizam as perdas por conta dos cafés que caíram no chão com as chuvas. Também reclamam sobre a maturação mais acelerada, devido ao excesso de umidade, que também leva a perdas de qualidade. A situação é mais critica no Sul de Minas e na Alta Mogiana, onde os produtores falam em prejuízos com a bebida entre 30% e 40% da safra”, disse.
Abaixo, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:
Fonte: Agência Safras