Cacau: processamento no terceiro trimestre de 2019 na Europa fica praticamente estável

O processamento de cacau na Europa ficou praticamente estável no terceiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Europeia de Cacau (ECA, na sigla em inglês).

Na comparação anual, houve variação negativa de 0,05%, para 362.940 toneladas, contra 363.122 toneladas processadas no terceiro trimestre de 2018. Já no trimestre, o processamento aumentou 5,20%, em relação às 344.890 toneladas processadas no segundo trimestre de 2019 – o menor volume em dois anos.

A demanda estabilizada por cacau pode atenuar as preocupações dos traders quanto à desaceleração global no consumo de chocolate. Os contratos futuros da amêndoa têm apresentado volatilidade, em virtude do início da nova temporada de exportação do oeste da África, dos sinais de colheita robusta na Costa do Marfim e da introdução de um novo sistema de preços mínimos pelos principais players.

A ECA representa 23 empresas do setor, como a Barry Callebaut, Cargill Cacau & Chocolate, Ferrero, Nestlé e Mondelez Internacional. O incremento na moagem do continente é um importante indicativo de aumento da demanda pela commodity.

 

Dow Jones Newswires

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp