A mineira Vanusia Nogueira será a primeira mulher a comandar a Organização Internacional do Café (OIC). Ela foi eleita ao cargo de diretora executiva para um mandato de cinco anos, a partir de 1º de maio, e ocupará o lugar do atual diretor, também brasileiro, José Dauster Sette.
Nogueira nasceu em Três Pontas (MG). É filha e neta de produtores e comercializadores de café e doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina).
Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.
Ocupa atualmente o cargo de diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). É conselheira do Conselho Nacional do Café (CNC), da Rainforest Alliance, da Alliance for Coffee Excellence e da Specialty Coffee Association (SCA).
A OIC reúne países responsáveis por 98% da produção e 67% do consumo mundial de café. Adota como missão promover o fortalecimento do setor cafeeiro global e sua expansão sustentável, além de servir como plataforma para a discussão de aspectos técnicos e comerciais do café, inclusive na esfera privada.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com 35% da produção e 32% de participação no mercado internacional (segundo dados da OIC para a safra 2019/2020), além de ser o segundo maior mercado consumidor.
Fonte: Agrolink