O frete para transporte de grãos em Mato Grosso ficou cerca de 26% mais barato desde a pavimentação concluída da BR-163, que liga o norte do estado ao Porto de Miritituba, no Pará. A informação é da associação estadual dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), segundo levantamento realizado junto ao movimento Pró-Logística.
“A pavimentação é de grande importância ao setor produtivo de Mato Grosso. É fundamental para garantir a rentabilidade do produtor rural. Essa vitória se deve também ao trabalho de dez anos do Pró-Logística”, disse o diretor executivo do movimento, Edeon Vaz.
“No ano passado, os produtores tiveram prejuízos devido às péssimas condições da rodovia. Este ano, a previsão é de transportar 13 milhões de toneladas, com estimativa de economia de R$ 780 milhões de reais”.
Na sexta-feira (14/2), o presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração da pavimentação dos últimos 51 quilômetros da BR-163/PA. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a medida é aguardada pelo setor produtivo, transportadores de cargas e moradores da região há mais de 40 anos.
Benefícios
Mato Grosso transportou dez milhões de toneladas de grãos somente pela BR-163 no ano passado, o que gerou prejuízo de aproximadamente R$ 600 milhões aos produtores rurais, devido às más condições de trafegabilidade da rodovia.
O presidente da Aprosoja Mato Grosso e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan, disse que a obra não deve beneficiar apenas o agronegócio. “Quem anda de ônibus, moto, carro ou bicicleta vai poder ir e vir com mais qualidade. BR-163, alegria de todos e ganho para o país”.
Duplicação do transporte de grãos
A pavimentação de trecho da BR-163 permitirá ainda que o transporte de grãos (soja e milho) pelo corredor logístico ao norte do país duplique no prazo de cinco anos, garantindo uma exportação mais competitiva ao Brasil, com custos rodoviários até 20% mais baixos. A avaliação é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Segundo a entidade, os volumes passariam dos atuais dez milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas até 2025, aumentando gradativamente ano a ano.
Isso porque a Abiove avalia que os custos de transporte na BR-163 devem ficar entre 15% e 20% menores, com a pavimentação do trecho de 51 quilômetros entre os municípios de Moraes Almeida (PA) e de Novo Progresso (PA), que irá agilizar o transporte numa região na qual os caminhoneiros anteriormente perdiam dias em atoleiros na época das chuvas, que coincide com o período de escoamento da safra.
Embarques
Com a pavimentação, os grãos produzidos em Mato Grosso, principal produtor de soja e milho do Brasil, chegarão sem tantos percalços até Itaituba (PA), onde está situado o porto fluvial de Miritituba, que despacha as barcaças com produtos até os portos exportadores no Rio Amazonas.
“A finalização do trecho irá estimular os embarques por meio dos terminais construídos pelas nossas associadas no norte do País, aumentando a produtividade, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de divisas de exportação”, declarou, em nota, o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.
“Esperamos agora pela concessão do trecho à iniciativa privada, com a inclusão dos acessos aos terminais de Miritituba e Santarenzinho, passo fundamental para garantir a adequada manutenção e oferta de serviços necessários em trechos com fluxo intenso de cargas como é o caso da BR-163”, disse Amaral.
A construção da BR-163/MT/PA começou na década de 1970 e foi por vezes interrompida. O trecho inaugurado na sexta-feira foi concluído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro, com investimentos de cerca de R$ 158 milhões, em 2019, segundo o Ministério de Infraestrutura.
“A pavimentação da BR-163 deverá beneficiar não somente as empresas e produtores que contratam o frete, mas também caminhoneiros”, disse durante a cerimônia de inauguração o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Ele ressaltou que o governo deverá avançar para melhorar a logística da região, estimulando a implementação da Ferrogrão, entre os municípios de Cuiabá e Santarém (PA), e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
Canal Rural/Reuters