Boi
O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 acumula forte alta de 10,55% em setembro (até o dia 24), atingindo R$ 265,05 nessa terça-feira, 24. No atacado da Grande São Paulo, os preços da carne com osso também registram altas ao longo do mês na casa de 10%.
Segundo pesquisadores do CEPEA, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados. Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana, em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte. Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores, ainda segundo pesquisadores do CEPEA.
Suínos
Os preços do suíno vivo e da carne suína têm se mantido praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo CEPEA. Pesquisadores do CEPEA explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico. Vale lembrar que, na segunda quinzena de junho, as cotações do suíno vivo e da carne iniciaram um movimento de alta, que se sustentou até a terceira semana de agosto, ainda segundo levantamentos do CEPEA.