Com o objetivo de ressaltar a importância da Agricultura no Centro-Oeste do País, a 3ª edição da Bienal de Negócios da Agricultura Brasil Central foi lançada, na manhã do dia 26 de junho, em Goiânia. O evento foi realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e contou com a presença do presidente da federação goiana, José Mário Schreiner.
Também participaram do lançamento o superintendente do Senar de Mato Grosso do Sul e diretor institucional da Federação do Mato Grosso do Sul (Famasul), Rogério Beretta e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Renato Simplício.
Responsável pela abertura, José Mário falou da importância de as federações do Centro-Oeste atuarem de forma conjunta e afirmou que esta é a região mais importante do país quando o assunto é produção. “Juntos, temos uma atuação muito forte e a Bienal serve para que as federações consigam pensar e discutir as perspectivas e melhorias do setor. Temos muito a crescer e isso somente é possível com tecnologia e capacitação profissional”, completou.
Renato Simplício, da Fape-DF completou falando sobre a crescente demanda de alimentos no mundo e das perspectivas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
“A demanda por alimentos no mundo é crescente e não podemos fracassar. Não podemos analisar isso como um problema, isso é uma oportunidade singular de o Brasil mostrar sua força. Estamos em um momento de inflação alta, desemprego e sabemos que nossa produção pode diminuir o amargo destes índices”, disse.
Rogério Beretta, da Famasul, falou o desenvolvimento do setor agropecuário que garante, consequentemente, desenvolvimento de toda a sociedade.
“Em 2015, nossa pauta é a competitividade no Centro-Oeste e vamos discutir temas importantes com: qualificação profissional, climatologia, ciência e tecnologia. A bienal é um evento de trabalho, de debate, discussão e resultados”, finalizou.
O EVENTO
O evento, que oficialmente será realizado em Campo Grande, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, é organizado pela Faeg, Famasul, Fape-DF e também pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Com o tema “Conectado o campo e a cidade”, a feira que é vitrine do agronegócio reunirá as principais informações e tecnologias sobre o setor.
Realizada a cada dois anos, o evento acontece rotativamente nas capitas dos Estados do Centro-Oeste. A primeira edição acorreu na capital goiana, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense.
Com eventos paralelos, palestras, workshops e painéis de discussão, serão apresentadas questões estratégicas do setor. Além de demonstração de tecnologias de empresas ligadas à pesquisa, ciência, tecnologia, clima e educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faeg