As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul, causando grandes destruições e impactos negativos em todo Estado, travaram as negociações de forma geral, segundo apontam pesquisas do CEPEA. Colaboradores relatam que não há possibilidades de tráfego entre muitas regiões, e a recomendação é reduzir o fluxo de veículos.
Produtores seguem avaliando as consequências climáticas sobre as lavouras a serem colhidas, assim como sobre unidades armazenadoras. Com isso, pesquisadores do CEPEA informam que a liquidez no mercado de arroz em casca foi praticamente nula na última semana. Ainda assim, os preços do cereal se mantiveram firmes, sustentados pela demanda de outros estados, embora sem sucesso nas efetivações.
NOTA
O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles, e com a sociedade gaúcha como um todo, diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.