A indústria brasileira do arroz passa por uma série de desafios em 2016, mas sua pauta de promoção comercial com vista às exportações está intensa, com bons prognósticos para os próximos meses. Há em curso uma importante agenda estratégica conduzida pelo projeto Brazilian Rice, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às vendas do cereal brasileiro no mercado internacional.
Conforme explica Gustavo Ludwig, gerente do Brazilian Rice, as ações contemplam a participação nas principais feiras mundiais deste segmento, produção de estudos de mercado, gestão sobre a vinda de compradores internacionais ao Brasil e elaboração de ações de comunicação.
“Ainda no segundo semestre de 2016, há diversas atividades programadas com foco na geração de negócios. Este é um trabalho iniciado em 2013 e que tem mostrado resultados muito interessantes para as empresas participantes”, destaca.
Segundo dados da Apex-Brasil, em 2015 as empresas apoiadas pelo Brazilian Rice tiveram desempenho 58% melhor em crescimento de exportações dos produtos apoiados pelo projeto (no caso arroz beneficiado) no comparativo com companhias que não participam da iniciativa. A desconcentração de destinos – um dos objetivos do Brazilian Rice – teve desempenho 26% superior para as empresas participantes do projeto em relação às não participantes.
Mesmo com dificuldades para as exportações em 2016 – como o Real valorizado e a quebra de safra no Rio Grande do Sul –, bons resultados podem ser comemorados. Dois casos de sucesso são Peru e Estados Unidos, ambos mercados-alvo das ações do Brazilian Rice. De janeiro a junho de 2016, as compras de arroz brasileiro pelo Peru cresceram 22,2% em dólares e 39,3% em toneladas em comparação com 2015. As importações dos Estados Unidos foram ainda maiores: alta de 128% em dólares e 324% em toneladas sobre as compras de arroz do Brasil em 2016 em relação ao mesmo período de 215.
Fonte: Notícias Agrícolas