Antonio Alvarenga é homenageado em evento da Embrapa Territorial

Antonio Alvarenga, presidente da SNA e Tereza Cristina, ministra da Agricultura. Foto: Guilherme Martimon/Mapa

O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, foi homenageado durante o evento de comemoração dos 30 anos da Embrapa Territorial, realizado na quinta-feira (30/5), em Campinas (SP). A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entregou uma medalha a Alvarenga, em reconhecimento a seu empreendedorismo e à sua parceria histórica com a Embrapa.

Além do presidente da SNA, também recebeu a homenagem o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, que esteve representado pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

Por ocasião do evento, foi assinado um protocolo de intenções para a implementação de sistemas espaciais de sensoriamento remoto, que irá atender aos interesses dos setores agropecuário, de proteção ao meio ambiente e de defesa. O documento foi assinado por Tereza Cristina e os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Inteligência para o agro

Para a ministra, o sistema representa uma ferramenta relevante de inteligência estratégica para o agronegócio brasileiro. “Será muito importante para trazer dados de mais qualidade e também atualizados todos os dias”, afirmou.

O ministro da Defesa destacou a importância do protocolo assinado e das ações da Embrapa Territorial. “Será possível controlar uso do solo, barragens, mineração e produção agropecuária. Estamos no limiar de um novo período da Defesa com agricultura e meio ambiente”, comemorou.

“Com tecnologia e objetividade, estamos fazendo o que determinou o presidente da República: trabalhando em união com a agricultura”, acrescentou Ricardo Salles.

Na mesma ocasião, foi inaugurada na Embrapa Territorial a sala de situação, espaço que apresentará dados de toda agropecuária brasileira. “O Ministério da Agricultura deve ganhar uma em dois meses”, prevê Tereza Cristina.

“Isso vai permitir que a gente reúna essa enormidade de dados que temos e que, às vezes, não conseguimos juntar e tirar as informações de inteligência estratégica que precisamos para a nossa agropecuária”, complementou a ministra.

O evento foi prestigiado por mais de 300 pessoas, entre autoridades e representantes de setores como café, cana, algodão, milho e pecuária.

SNA com informações do Mapa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp