A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgou suas estatísticas de exportação de soja e milho referentes a fevereiro de 2017, com alguns números diferentes do recente balanço apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
De acordo com a Anec, o volume de soja embarcado em fevereiro de 2017 foi de 6.062.156 toneladas – número que indica recorde no mês. Já as exportações de milho em fevereiro totalizaram 312.353 toneladas.
A Anec esclarece que o MDIC só computa as exportações após o recebimento dos documentos referentes aos embarques, principalmente o Bill of Lading (BL). Com isso, o ministério precisa de um tempo maior para registrar, de forma efetiva, o volume exportado.
De acordo com a associação, em meses de grande movimentação de navios, conforme ocorreu em fevereiro desse ano, os embarques são realizados em ritmo muito mais acelerado do que a tramitação das documentações que o MDIC necessita para registrar a carga como exportada.
Desta forma, a Anec utiliza, desde o ano de 2015, como método de apuração dos volumes embarcados, informações fornecidas por agências marítimas que acompanham diariamente os embarques realizados nos portos de todo o país.
Acesse os dados da Anec:
Por equipe SNA/RJ