As exportações de soja em junho devem totalizar 11.5 milhões de toneladas, estimou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), em relatório divulgado nesta terça-feira.
Até a semana passada, a associação estimava que os embarques em junho ficariam entre 9.655 milhões e 11 milhões de toneladas. A projeção leva em conta o volume já exportado no mês e a previsão de embarques para o restante de junho.
A estimativa de exportação de farelo de soja do Brasil também foi elevada para 2.134 milhões de toneladas, de 1,96 milhão de toneladas na semana anterior, com forte aumento em relação a junho do ano passado (1.39 milhão de toneladas).
Os números da Anec foram baseados na programação dos navios, que ainda não registra projeções de embarques de milho neste mês. Caso os dados da associação se confirmem, as exportações de soja fechariam o primeiro semestre com 61.8 milhões de toneladas, contra 82.3 milhões de toneladas em todo o ano passado.
Na semana entre 6 e 12 de junho foram exportadas 2.223 milhões de toneladas de soja e 293.195 toneladas de farelo. Para a semana entre 13 e 19 de junho, estão previstos embarques de 2.631 milhões de toneladas de soja e 712.491 toneladas de farelo.
Na véspera, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou a sua estimativa das exportações da oleaginosa no ano para um recorde de 85.7 milhões de toneladas, em meio a um menor processamento interno e forte demanda externa.
Reuters