A Indigo, startup americana que atua em segmentos do agronegócio, desde o tratamento de sementes à armazenagem de grãos, vai lançar no Brasil, ainda em 2021, a Indigo Marketplace, plataforma digital que conecta produtores a compradores de commodities agrícolas.
Essa será a terceira frente de atuação da empresa no mercado brasileiro, onde já oferece tratamento de sementes e produtos biológicos para soja e milho, e também o serviço de crédito rural para produtores de soja, milho e algodão garantido por Cédulas de Produto Rural (CPRs).
“O Brasil é uma prioridade para os nossos negócios. Estamos trabalhando ativamente em nosso produto (o marketplace) para oferecer algumas ferramentas diferentes ao produtor brasileiro”, disse ao Valor Aline Oliveira Pezente, que comanda globalmente o marketplace.
Segundo ela, o mercado brasileiro é, ao lado do americano, central no projeto de internacionalização das operações. O serviço de crédito rural da Indigo estreou no Brasil em 2020.
Ferramenta
Criada em Boston em 2014 e hoje avaliada em US$ 3.5 bilhões, a Indigo já captou US$ 1.1 bilhão em suas rodadas de investimento, mas a empresa não informou sua receita. O marketplace da companhia surgiu depois, em 2018, e oferece opções para a negociação de soja, milho, trigo, algodão, sorgo e arroz.
A executiva disse que a ferramenta conecta produtores e compradores em um único local, o que facilita seu uso. Com a geolocalização, é possível encontrar a oferta de uma dada commodity de acordo com a distância.
Na operação do marketplace nos EUA, há uma ferramenta que permite às transportadoras definir rotas e também serem contratadas pelos compradores de grãos. O preço do frete é exibido nos lances para contabilizar a distância e o custo de transporte para diferentes instalações em relação à localização da fazenda.
A empresa também possui um programa de cultivo de carbono que oferece opções para produtores e proprietários de terras. Ainda não há previsão de chegada desses serviços ao Brasil.
Fonte: Valor
Equipe SNA