O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve queda de 9,70% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Em contrapartida, a agropecuária avançou 0,40%, único setor da economia com crescimento. Para o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, o dado já era algo esperado pelo mercado.
“O IBGE confirmou o que todos nós sabíamos. Caiu indústria, caiu o setor de serviços, mas o agro subiu e tem ajudado a sustentar o país, mesmo com o “terrorismo midiático” no início do mês de abril, assustando todo mundo com falas como “fiquem em casa, não se mexa, paralise” e o agro não paralisou, continuou trabalhando, suando, acordando cedo e produzindo”, disse Garcia.
Coronavírus
Ele comentou ainda sobre a prorrogação do auxílio emergencial, anunciada nesta terça-feira, 1º de setembro, pelo presidente Jair Bolsonaro, e os anúncios sobre a reforma administrativa.
“Depois de se reunir com todas as lideranças que apoiam o governo no congresso, anunciou que vai enviar a reforma administrativa para deixar o Estado funcionando melhor, mais ágil e menos improdutivo e burocrático. Esse é o objetivo, tirando os privilégios”, afirmou o comentarista.
“Nós também soubemos que até o fim do ano teremos o Corona voucher, com um valor reduzido, porque os nossos impostos não conseguirão arcar com o valor total e faria com que o governo acumulasse uma dívida ainda maior. O auxílio será de R$ 400,00”.
Bolsa Família
“No orçamento de 2021, o Bolsa Família ganha um aumento de quase 20%, o que é muito maior que a inflação. A previsão era de 20% de queda, bem menos que a previsão inicial, e é fato que temos indícios de que já estamos em plena recuperação econômica”, disse Garcia.
“A demanda por aço voltou, o mercado imobiliário tem se recuperado e o varejo está se dando bem nas saídas para vendas. Esse é o Brasil. Essa queda passou e agora o país está dizendo ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’”.
Canal Rural