A segurança no abastecimento de água no Estado do Rio será o tema de um evento que a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irá promover, online, no dia 7 de abril, das 10h às 12h.
O encontro, que será realizado após o Dia Mundial da Água (22 de março), irá reunir especialistas para debater o cenário atual do setor hídrico e propostas de ação para tornar as políticas públicas mais sustentáveis.
O anúncio do evento foi feito durante a primeira reunião do ano da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, no Conselho Regional de Contabilidade.
A ideia do encontro, que terá a parceria da Comissão Parlamentar de Meio Ambiente da Alerj, surgiu a partir do recente caso de contaminação da água que evidenciou a vulnerabilidade do sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de nove milhões de habitantes de diversos municípios do Rio.
“A segurança hídrica envolve diversas questões como o desenvolvimento de negócios e a saúde pública. Os cidadãos fluminenses estiveram agora diante dessa questão, que não se trata de política e sim de interesse estratégico da população”, afirmou o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Joper Padrão, que esteve presente à reunião da Câmara de Desenvolvimento Sustentável.
Também participando do encontro, a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Maria Helena Martins Furtado, disse que “o Dia Mundial da Água merece ser comemorado como forma de chamar a atenção para esse recurso natural necessário à sobrevivência de todos os seres vivos”.
Fonte: Fórum de Desenvolvimento do Estado do Rio
Equipe SNA