A produção mundial de grãos está se adequando à demanda do mercado global e desacelerando o ritmo de crescimento. A expansão brasileira segue a mesma tendência. Desde o ciclo 2009/10, a safra nacional cresce em média 12 milhões de toneladas ao ano. Na temporada atual, a previsão de crescimento é de apenas 7 milhões de toneladas.
O Brasil tem potencial para produzir 202 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2014/15, frente as 195 milhões de toneladas da temporada anterior. A alta de apenas 7 mi ton significa que a produção continua crescendo, mas a taxas mais adequadas, defendeu o coordenador do Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, durante o lançamento oficial da Expedição Safra nesta quinta-feira, 20, em Marialva (PR).
“Crescemos 65 milhões de toneladas nos últimos cinco anos e o mercado está nos perguntando se esse crescimento é sustentável”, pontuou Ferreira. A tendência, conforme avaliação da Expedição Safra, é que a redução do ritmo de expansão se mantenha nos próximos anos, equilibrando a oferta à demanda e estabilizando os preços.
Terminal Multimodal
O lançamento oficial da Expedição Safra aconteceu no novo Terminal Multimodal Rodoferroviário da Seara Agroindustrial em Marialva (PR). A unidade, que está em operação há pouco mais de dois meses, tem capacidade imediata para transportar 2,5 milhões de toneladas ao ano e se destaca pela tecnologia instalada.
“A logística de transporte de grãos é essencial para a efetiva melhoria da competitividade no agronegócio”, declarou o presidente da Seara Agroindustrial, Santos Zanin Neto. O novo terminal confere agilidade ao embarque porque trabalha com carregamento em linha para comboio de 120 vagões e consegue embarcar até 1,5 mil toneladas por hora.
Apoio
Apoiam esta edição da Expedição Safra, o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do?Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.
Mais informações: www.expedicaosafra.com.br
Fonte: Portal do Agronegócio