AgroLAC 2025: BID lança plataforma de financiamento agrícola sustentável

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou essa semana o lançamento do AgroLAC 2025, uma plataforma de financiamento público-privado que visa “estimular o desenvolvimento agrícola sustentável na América Latina e no Caribe”. A iniciativa tem a parceria da The Dow Chemical Company e da The Nature Conservancy (TNC).

“A AgroLAC 2025 é uma resposta à visão generalizada de que a América Latina conta com a água, a terra e a inovação necessárias para expandir sua produção agrícola, de forma sustentável, sem mais perda de habitats. Seu objetivo será consolidar a região como parte fundamental da solução para as questões de segurança alimentar já que a população mundial aumentará de sete bilhões para quase 10 em 2050”, afirmou o BID em comunicado.

Desde 2008, o BID já forneceu mais de US$ 20 milhões em financiamento para a segurança alimentar. No lançamento da nova plataforma, ocorrido na sede do Fórum Econômico Mundial (Nova York), foi anunciado que o objetivo inicial é levantar até US$ 50 milhões para “apoiar os esforços na melhoria da produtividade da agricultura e pecuária latino-americana, enquanto ajuda a reduzir o impacto ambiental de suas atividades e se conecta com a crescente demanda por produtos agropecuários em todo o mundo”.

Estiveram presentes ao evento o Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos e a representante especial para a segurança alimentar do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Nancy Stetson, integrantes do Departamento de Estado dos EUA e membros de organizações empresariais, ambientais e de desenvolvimento agropecuário.

“Não há dúvida de que os agricultores e pecuaristas da América Latina têm provado a sua capacidade de exportar, mas atualmente alcançamos apenas uma fração do potencial que temos para produzir alimentos de forma sustentável. Nossa intenção é que a AgroLAC mude as regras do jogo, possibilitando à América Latina assumir a liderança mundial na produção de alimentos e sendo uma solução para a insegurança alimentar em todo o mundo”, disse o presidente do BID, Luis Alberto Moreno.

O diretor da Dow América Latina, Pedro Suarez, afirma que “reconhecer o enorme potencial agrícola da América Latina e do Caribe é absolutamente essencial para enfrentar o desafio de alimentar quase 10 bilhões de pessoas em meados do século, e vai exigir investimentos destinados a melhorar a inovação e trazer novas tecnologias para as mãos dos agricultores latino-americanos. A plataforma de financiamento AgroLAC 2025 será um elemento essencial para assegurar que a América Latina seja capaz de aproveitar esta oportunidade e é por isso que a Dow está entusiasmada em apoiá-la”.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp