Agroindústria tem quarto mês consecutivo de alta na comparação mensal

Em agosto de 2020, a agroindústria registrou um crescimento de 0,70% em relação a julho deste ano (já considerando os ajustes sazonais), sendo este o quarto mês consecutivo de expansão. O resultado faz parte de um levantamento do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro).

Ainda considerando essa mesma base de comparação, a pesquisa constatou que o crescimento da produção agroindustrial foi puxado tanto pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (0,60%) como pelo de Produtos Não-Alimentícios (2,80%).

Além disso, segundo o levantamento do FGV Agro,  a agroindústria registrou o segundo mês consecutivo de crescimento na comparação anual (isto é, agosto de 2020 em relação a agosto de 2019), expandindo 0,30% e mantendo a trajetória de recuperação.

Esse crescimento foi puxado exclusivamente pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que registrou crescimento de 6,70%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, contraiu 6,50%. Apesar da queda expressiva, ela foi a menor desde março de 2020.

Mesmo com a expansão em agosto (tanto na comparação interanual, como na mensal), a produção da agroindústria acumula, em 2020, uma contração de 3,90% (ou seja, de janeiro a agosto de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior).

Ainda segundo o FGV Agro, apesar de o setor ainda não ter entrado em campo positivo, mês após mês vem reduzindo suas perdas, tanto por conta da aceleração do crescimento do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, quanto por conta da desaceleração da queda de Produtos Não-Alimentícios.

Acesse aqui a pesquisa na íntegra.

 

Fonte: FGV Agro

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp